Athletico Paranaense e a maldição do centenário


 O Athletico Paranaense corre o risco de ser mais uma vítima da chamada "maldição do centenário". No ano em que celebra seus 100 anos de fundação, o Furacão não tem muito o que comemorar no Campeonato Brasileiro. Após a derrota para o Corinthians nesta quinta-feira (17), pela 30ª rodada, o time chegou a dez jogos sem vitória, igualando sua pior sequência negativa na história da competição — uma marca que, em outras ocasiões, resultou no rebaixamento para a Série B.

Início sem vitórias em 2011

Em 2011, o Athletico viveu uma série negativa semelhante, logo no começo do Brasileirão. Foram oito derrotas e dois empates antes de conquistar a primeira vitória apenas no 11º jogo. A temporada foi marcada pela instabilidade, com cinco treinadores passando pelo comando do time: Sérgio Soares, Geninho, Adilson Batista, Renato Gaúcho e Antônio Lopes. Mesmo com jogadores como Paulo Baier, o Furacão não conseguiu evitar o rebaixamento, encerrando o campeonato na 17ª posição.

Essa sequência de dez jogos sem vencer também ocorreu em 1998 e 2005, além de agora, em 2024.

O centenário

O ano começou promissor para o Athletico, com 12 vitórias em 17 partidas, culminando na conquista do Campeonato Paranaense de 2024. Porém, após o estadual, o desempenho caiu. Na Sul-Americana, o clube passou para os playoffs, mas foi eliminado nas quartas de final pelo Racing. Na Copa do Brasil, a queda veio nos pênaltis contra o Vasco, também nas quartas.

No Brasileirão, o Furacão já acumula mais de dois meses sem vencer, com três empates e sete derrotas, ocupando a 17ª posição, com 31 pontos. Agora, a luta é para escapar do rebaixamento, e o centenário do clube está sendo marcado pela ameaça constante da "maldição do centenário", que não é novidade no futebol.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem
ANUNCIE AQUI

|Drible +

ANUNCIE AQUI